Lago Corumbá em Caldas Novas Serra de Caldas

Caldas Novas

Um dos mais completos centros de lazer e turismo no Brasil. A cidade de Caldas Novas - GO recebe cerca de 3 milhões e meio de turistas ano. A melhor opção de lazer para quem deseja mergulhar no Mundo das Águas Quentes. Caldas Novas está inserida no maior complexo hidrotermal do mundo que é um verdadeiro paraíso ecológico com a serra de Caldas.


Estância Hidrotermal

O município é conhecido por ser a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 33° a 58°. A principal fonte de renda do município é o turismo. Na alta temporada, a cidade recebe mais de 450 mil turistas.

A estrutura turistica da cidade é composta por hotéis, pousadas, chalés, clubes, boates, bares e um centro comercial. Uma outra grande atração turistica de Caldas Novas é o ecoturismo, com cachoeiras, trilhas. Ainda a cidade encontra-se às margens do lago de Corumbá e ao lado da imponente Serra de Caldas com inúmeras atrações.


Gastronomia de Caldas Novas

A comida carrega traços definido da identidade e dos costumes do povo de Goiás, a cozinha típica goiana é diversificada e uma das partes mais importantes da cultura, por agregar ritos e hábitos do ato de fazer a comida. Historicamente, a culinária se desenvolveu com influências e misturas que, em virtude da colonização e da escassez de alimentos vindos de outros estados, teve que buscar adaptações de acordo com as possibilidades locais, em especial com os frutos do Cerrado. E assim, foram introduzidos na culinária goiana, o pequi, a guariroba, além dos diversos frutos do Cerrado, como o cajá-manga e a mangaba, consumidos também em sucos, compotas, doces, licores  e sorvetes.


O Arroz com pequi

O tradicional arroz com pequi, com o seu cheiro bem característico parte do cardápio da próxima refeição. O pequi faz parte da tradição goiana.  A quem não sabe, não se deve morder, nem partir o pequi para aprecia-lo. O pequi é roído com os dentes incisivos e deve se tomar muito cuidado para apreciar o seu sabor,  mordê-lo pode resultar uma boca cheia de dolorosos espinhos.


Os doces de Caldas Novas

Faz parte do cardápio típico goiano a paçoca de pilão, o peixe assado  e a galinhada feita com pequi. A galinhada, por sinal, não se resume ao frango com arroz. É mais, acompanhada de açafrão, milho e cheiro verde, uma mistura que agrada o paladar de muitos. Ainda uma infinidade de doces típicos, pasteizinhos, doces de ambrosias.


A pamonha na culinária de Caldas Novas

Feita à base de milho verde, a pamonha está ligada a tradição do povo de Goiás e Caldas Novas. Com diversos sabores, salgados, doces, apimentados e com os mais diferentes recheios, a pamonha é quase unanimidade no prato do goiano, frita, cozida ou assada, especialmente em dias chuvosos. Difícil mesmo encontrar alguém que não goste. É muito comum e apreciada em todo o interior do estado.

Lago Corumbá Caldas Novas

Lago Corumbá em Caldas Novas

Além de aproveitar as águas termais, quem gosta de ecologia e natureza deve visitar a imensidão do Lago do Corumbá, o lago é abastecido pelos Rios Pirapitinga, Peixe, Piracanjuba e São Bartolomeu, o lago Corumbá em Caldas Novas foi criado artificialmente para abastecer a Usina Hidrelétrica Corumbá I. Possui 65 quilômetros quadrados de extensão e é um local propício para a prática de esportes náuticos. Tudo isso, sem contar o maravilhoso cenário, um dos cartões postais da cidade, localizado em Caldas Novas.

Turismo ecológico em Caldas Novas

O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas - com várias fontes que se transformam em riachos em meio a uma vegetação exuberante que impressionam. Foi criado para proteger a área de captação da chuva que mantem o lençol termal. Tem a visitação dos turistas controlados a fim de que o Parque continue preservando a mata do cerrado goiano e do manancial hidrotermal que abastece a cidade. Além das inúmeras trilhas e cachoeiras que o Parque possui, os amantes da natureza ainda podem praticar cominhadas, pois a região é cercada de trilhas com paisagens deslumbrantes, fazendas ao redor do parque. E ainda desfrutar da tranquilidade da cidade.

Caldas Novas é visitada por dezenas de araras que fazem os ninhos em coqueiros em avenidas da cidade.

Ecologia em Caldas Novas



Copyright © 2014 - 2015. Náutico Praia Clube - Caldas Novas - CNPJ: 037.356.565/0001-16 - CNPJ: 037.356.565/0001-16